quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A.C.Fronteirense defronta Campomaiorense na 1ª jornada da seguinte fase


O Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) arranca no primeiro fim-de-semana de 2010, dias 02 e 03 de Janeiro, anunciou esta quarta-feira a AFP, durante a realização do sorteio desta prova. A divisão de Honra da AFP vai integrar as três equipas melhores classificadas de cada uma das três séries da primeira fase deste campeonato, num total de nove equipas.
Ditou a sorte que o Fronteirense encontrasse no Capitão César Correia o 1º classificado da série A, o Campomaiorense. Recordo que esta equipa é uma das equipas invictas neste campeonato, a par do Crato, e só ainda conheceu o sabor das vitórias, alcançando o pleno até ao momento.

Eis o quadro de jogos da primeira jornada desta Divisão de Honra:


Elvas - Gafetense

Santa Eulália/Esperança* - Castelo de Vide

Campomaiorense - Fronteirense

Crato - Monfortense

Folga: Estrela de Portalegre


* A duas jornadas do final da primeira fase do Campeonato Distrital de Seniores da AFP as duas equipas estão separadas por um ponto e ambas com hipóteses de garantir o terceiro lugar da série A, que garante um lugar na Divisão de Honra.



ESCOLAS A.C. Fronteirense 7 - 1 A. D. Alter


No passado dia 12 de Dezembro, a Equipa de Escolas do Atlético Clube Fronteirense recebeu a Equipa de Escolas do Alter, num jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato de escolas, Série C, a qual ganhou por 7-1. Depois de na 1ª jornada o Fronteirense ter ganho à Tramaga por 4-0, na 2ª ter perdido por 1-3 com a Casa Branca e na 3ª jornada ter, novamente, perdido por 2-3 com o Eléctrico “A”, a “maltinha” dos misteres Nelson e Francisco voltaram a encontrar o caminho das vitórias. No que concerne ao jogo com o Alter, os jogadores entraram determinados em conseguir um resultado positivo e logo de inicio criaram algumas ocasiões para marcar, como exemplo, o remate fora da área do Diogo Magrinho, onde só a barra travou o que parecia certo. Sem baixar os braços, o poder ofensivo da equipa do Atlético continuou a ser intenso e teve os seus “frutos” após uma excelente combinação pelo corredor direito entre o Diogo e o Pedro, este ultimo acabando por marcar o tão desejado golo. Ainda na primeira parte, o público presente teve a oportunidade de ver um grande golo do Roberto Pegacho, o qual recebeu a bola dentro da área e num movimento contínuo (à ponta de lança) rodou para a baliza adversária e finalizou. O terceiro golo foi apontado por Jorge Correia aquando do primeiro toque na bola após a sua entrada em jogo.
No decurso da segunda parte, a equipa voltou a demonstrar determinação, tendo conseguido dilatar a vitória com mais 4 golos, marcados pelos jogadores João Aleluia, Roberto, Pedro e Eduardo.
De referir que, é tão importante quem executa um passe para golo como quem marca. Com base no exposto, a equipa do Fronteirense está de parabéns uma vez que, sem o contributo de todos os elementos o resultado do jogo não seria tão positivo.
Importa salientar ainda o golo da equipa adversária, e a forma como disputaram o jogo até ao último minuto.


Equipa do ACF: Mário Carapeta, João Leitão, Bernardo Leitão, Diogo Magrinho, Pedro Cardoso , Guilherme Neves, Roberto Pegacho , Eduardo Correia , Jorge Correia , Rafael Aragonez, Maria Margarida, João Aleluia.

domingo, 13 de dezembro de 2009

A.C. Fronteirense 0 – 3 F.C.Crato - Primeira derrota surge à 12ª jornada


No jogo grande desta jornada do campeonato da A.F.Portalegre, o Fronteirense averbou a primeira derrota da época frente ao líder F.C. Crato. Assim, está praticamente definido o pódio desta série C: FC Crato, Fronteirense e Gafetense, respectivamente. O Municipal Cândido de Oliveira contou com muitos simpatizantes e sócios das duas equipas a assistirem ao encontro. Em jogo estava apenas o prestígio das equipas, uma vez que ambas as equipas já estavam apuradas para a seguinte fase.
Começou bem a equipa orientada por João Bilro e Pedro Espadinha. Os alvi-negros entraram a “mandar” no jogo e tiveram algumas aproximações perigosas à baliza de Teixeira, principalmente em lances de bola parada. No entanto, foi o F.C Crato que contra a corrente do jogo inaugurou o marcador. O Fronteirense não baixou os braços e continuou na luta, todavia viria a sofrer novo rude golpe ainda antes do intervalo, quando os visitantes fizeram o segundo golo da partida. Depois do descanso, a turma de Fronteira começou com a iniciativa de jogo mas com menos clarividência do que nos primeiros 45 minutos. A segunda parte ficou marcada por uma intensidade de jogo mais reduzida, onde a total entrega dos jogadores deu origem a sucessivas faltas. O Fronteirense raramente se aproximou da baliza de Teixeira e viria a sofrer o terceiro golo nos últimos minutos, que fechou assim o marcador. O F.C.Crato foi um justo vencedor, ainda que o resultado tenha sido um pouco exagerado face ao que se passou no rectângulo de jogo. O árbitro da partida foi também um dos elementos em destaque no jogo, mas pelas piores razões. Na próxima jornada, a 13ª, a equipa sénior de Fronteira desloca-se a Alpalhão para defrontar a equipa local, neste que será o penúltimo jogo desta fase.
Nota 2 (0 a 5) para a equipa de arbitragem chefiada por Eurico Vilela e para os auxiliares Filipe Florindo e Ricardo Martins que tiveram uma actuação desastrosa e directamente ligada ao resultado final da partida. O árbitro nunca se consegui impor no campo disciplinar e foi igualmente protagonista ao assinalar um livre inexistente a favor do F.C.Crato, em lance que originou o segundo golo dos visitantes. Também o terceiro tento do F.C.Crato teve origem num erro de arbitragem, uma vez que se encontravam dois jogadores do F.C.Crato, e sublinho dois jogadores, em posição irregular. Mais um erro conjunto da equipa de arbitragem que prejudicou directamente a equipa do Fronteirense. Recordo que no plano classificativo este encontro servia somente para cumprir calendário, pois à entrada para esta jornada já estavam encontradas as três equipas apuradas para a seguinte fase.


Ficha de jogo:

Estádio Municipal Cândido de Oliveira - Fronteira

Fronteirense: Tiago Rasquete (GR); Zé Rafael (Zé Manel), Costinha e Pedro Rosado, Joel; Nuno Abegão, Duarte Silva, André Canoa, Nuno Cabeças (Respicio); Fábio Silva (Mário Leitão) e Ricardo Parra

Resultado ao intervalo: 0-2

Resultado Final: 0-3

Suplentes não utilizados: Ricardo Valério (GR), Renato Malagueiro e Marcelo


sábado, 12 de dezembro de 2009

Montargilense 0 – 5 A.C. Fronteirense Apuramento matematicamente garantido


A faltar três jogos para o final desta primeira fase do campeonato distrital da A.F. Portalegre, o Fronteirense garantiu matematicamente o apuramento para a seguinte fase, na qual estarão os três primeiros classificados das três séries. Está praticamente assegurada a presença na próxima fase as seguintes equipas: FC Crato, AC Fronteirense, Gafetense, Campomaiorense, O Elvas, Estrela Portalegre, Castelo de Vide, Monfortense e Esperança ou Santa Eulália.
Quanto ao encontro desta jornada a turma de João Bilro e Pedro Espadinha viajou até Ponte de Sôr, onde bateu por 0-5 a equipa do Montargilense, que agora ocupa a 5ª posição com 9 pontos. Começou equilibrada a partida mas o Fronteirense viria a abrir o marcador e a dilatar a vantagem para 0-2 ainda antes do intervalo. Num jogo disputado com excelentes condições climatéricas para a prática desportiva e num relvado sintético exemplar, a equipas regressaram para uma segunda-parte com mais golos, mas com um nível exibicional mais baixo. Com o piso molhado a bola rolava com mais velocidade e isso não abonou em nada o desafio. Ainda assim a equipa de Fronteira apontou mais três tentos e fechou o marcador com o resultado final de 0-5. Os alvi-negros tiveram bons momentos no jogo mas com pouca regularidade. Fica para registo a goleada e a conquista de mais três pontos antes do grande jogo da próxima jornada que coloca frente-a-frente o Fronteirense (2º classificado) ao FC Crato (1º classificado) em jogo a contar para a 12ª jornada.
Nota 3 (0 a 5) para a equipa de arbitragem que sem interferir no resultado nem sempre decidiu correctamente num jogo calmo e com poucos casos.


Ficha de jogo:

Estádio Municipal Nº2 Ponte de Sôr

Fronteirense: Tiago Rasquete (GR); Zé Rafael (Zé Manel), Costinha e Pedro Rosado, Joel; Mário leitão, Nuno Abegão, André Canoa, Nuno Cabeças (Respicio); Fábio Silva (Daniel Calhau) e Ricardo Parra

Resultado ao intervalo: 0-2

Resultado Final: 0-5

Suplentes não utilizados: Ricardo Valério (GR), Renato Malagueiro e André Cunha

Marcador (es): Nuno Abegão; André Canoa; Nuno Cabeças; Ricardo Parra e Respicio